21 de março de 2012

Individualismo gera individualismo


Pode-se avaliar que a palavra gentileza está associada para muitos indivíduos como uma tese de etiqueta, porém, trata-se de uma questão de valores, ou até mesmo, caráter. Independentemente dos pensamentos e reflexões sobre a maneira de ser e agir no âmbito social, a gentileza ainda não se extinguiu, não totalmente.  A falta desse ato no cotidiano social afeta diretamente as relações e contribui para o que, em minha concepção, pode ser considerado o mal do século, isto é, a individualidade. 

A realidade na qual vivemos baseia-se na vida cotidiana sempre ocupada, sempre agitada, com pessoas que vivem somente pelo fato de necessitarem sobreviver. Essa visão pode ser evidenciada, principalmente, nas grandes metrópoles onde, obviamente, existe uma grande concentração de pessoas com cotidianos variados e estilos de vida bastante distintos. Diante disso é notável que, além da falta de percepção do mundo a sua volta, esses mesmos indivíduos vivem cada vez mais oprimidos. Esta auto repressão é produto de pensamentos e conceitos equivocados que se constroem não somente com a vivência de mundo, como também com os noticiários, sempre carregados de violência. Toda essa insegurança vivida na atualidade nos torna, automaticamente, mais insensíveis – até com as pessoas que estão mais próximas, que amamos.
A essência e o poder que a gentileza possui resultam em uma infinidade de benefícios que poderiam favorecer a resolução de conflitos, melhorando as relações e propiciando inúmeras vantagens, tanto para quem está investindo no ato de ser gentil quanto quem está recebendo a gentileza. Porém, o ato de ser gentil não deve estar associado a item de troca, ou seja, não deve partir com a intenção de receber o que se foi dado. A gentileza está ligada diretamente ao respeito às pessoas. Ser solidário, aprender a ouvir e buscar soluções para conflitos são conceitos importantes associados à função da gentileza. Entretanto, ser gentil pode estar nos pequenos atos do dia-a-dia, expressados no uso das conhecidas palavras mágicas.
Assim como gentileza gera gentileza, individualismo também parte dessa premissa. Portanto, a forma mais inteligente de se relacionar é começar a tratar e praticar a gentileza.

2 Comentários:

Sandra Morais disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Morais disse... [Responder comentário]

Observando as pessoas hoje no ônibus, nas ruas, nos terminais...
Não tive como não notar: os rostos apáticos, olhares cansados e "sem vida"...
E algo em comum havia: todos mergulhados...literalmente mergulhados em seus próprios "mundos"...em seus tablets, celulares, em seus fones de ouvido...
Alheios à tudo em volta...escolhem beber o anestésico da indiferença como se pudessem se ausentar da realidade...da pessoa ao lado...
Tenho que admitir que isso é um pouco assustador para mim...e cheguei a me perguntar: Será que podemos viver sem olhar para o lado...?? Para o nosso próximo...?? Será que o ser humano escolheu mesmo o individualismo como a única forma de viver...??

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting