21 de março de 2012

A prostituição da grande Imprensa Mundial

Não é novidade que a imprensa, desde seu surgimento, é produto que favorece determinados pilares sociais. Evidentemente, um meio de comunicação, seja ele qual for, é motivado por uma ideologia por mais breve que esta seja. Afinal, a comunicação é composta por seres pensantes que carregam toda uma bagagem subjetiva derivada de sua vivência social.
Até então, tudo são flores. Porém, as evoluções e revoluções que ocorreram inevitavelmente durante os séculos, resultaram na sociedade capitalista na qual estamos inseridos.
Não, não comece a pensar que eu sou um daqueles estudantes de Universidades Públicas que pregam arduamente o sonho de instalar o comunismo no mundo. A abordagem a cerca do sistema capitalista é um assunto delicado, no qual não cabe discutir aqui. Porém, podemos dizer de forma breve que, por conseqüência desse sistema, todos os modos de vida se modificaram e nesse âmbito também tem lugar para a imprensa.
Dotada de padrões, negociações e interesses para lá de financeiros, a imprensa mundial se mostra prostituída de forma tão descarada que chegou-se ao ponto de não possuir mais credibilidade, isto, claro, quando trata-se da informatividade e veracidade dos fatos noticiosos. Dessa forma, é notável que, cada vez mais, a imprensa se desprende de sua atuação profissional e porque não dizer funcional, para atender aos seus próprios interesses financeiros.
Há quem diga que essa opinião é hipócrita quando vinda de alguém que pratica jornalismo, mas, ainda creio na responsabilidade social de alguns colegas de trabalho que aplicam o bom jornalismo mesmo sabendo que não serão merecidamente reconhecidos. 

Deixe a sua opinião!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting