20 de junho de 2012

Os prós e contras da legalização da Maconha.

    Um tabu eterno, o consumo ou venda de drogas que prejudicam a saúde humana, e que trazem desconforto para a maioria da população.
    Primeiramente, gostaria de dizer, que não apóio qualquer tipo de uso de substancia ilícitas, ou faço apologia a elas. Mas um assunto desse porte é de ampla discussão, e faz do trabalho jornalístico algo fascinante.
   Primeiro gostaria de ressaltar os prós da legalização da Maconha:

1° O crime organizado perderia força, com o fim da ilegalidade de seu carro-chefe. Da droga mais consumida. Essa perca de força traria prejuízos de milhões para os traficantes.
2° A criação de um novo imposto sobre a Maconha (se também o comércio for liberado). Como nos cigarros e bebidas alcoólicas, a Maconha teria seu valor acrescido de uma taxa maior do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado), beneficiando a tributação do Estado, e consequentemente a população.
3° A perca do interesse dos jovens à erva. Jovens rebeldes vêm nas drogas ilícitas uma forma de contestação, com a descriminalização, esse interesse se perde.

Nesse momento os contras da descriminilização:

1° O número elevado de compradores, que causaria um aumento no caso de doenças relacionadas à droga.
2° A falta de fiscalização no trânsito, como ocorre hoje, em relação à bebida alcoólica. Ou seja, se não se previnem acidentes de transito, relacionados à bebida, não prevenirão as mesmas coisas relacionadas à perda de consciência, causada pela droga.
3° O aumento no consumo de drogas mais "pesadas". Como alguns jovens se interessam pelo não convencional, as novas drogas serão mais procuradas do que atualmente.

      Existem muitos mais prós e contras, mas três de cada já está bom para abrir uma discussão de argumentos e opiniões elevadas.
       A minha opinião, nesse assunto é contra a descriminilização, por achar os argumentos contrários mais convincentes. Mas e você, o que acha ?

6 Comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Concordo com seu ponto de vista, e venho acrecentar, que,com a liberação da maconha, haverá solicitação de liberaçao de drogas mais pesadas e até mesmo remédios sem prescrição médica, isso acontecendo vai retirar a autoridade dos medicos e psicoterapeutas.E o aumento da criminalidade será inevitavel, imagine tambm o numero de pessoas sobre o efeito da droga prestando concursos, no transito conduzindo veiculos, no trabalho, em casa cuidando dos filhos...aumentará as brigas familiares, que ja sao muitas devido ao consumoi de alcool e cigarro.Acorda Brasil, pensa antes de agir, sao mais contras que prós, diga NAO a legalizaçao!

Unknown disse... [Responder comentário]

Muito bom seu ponto de vista, mas tomando partida desse assunto, devemos ver que quando algo é proibido é mais desejado, porém sou contra a liberação da maconha.

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu não acho que a liberação da maconha vai afastar os jovens por não ser algo proibido. Se esse argumento fosse mesmo válido, o cigarro e a bebida não teriam um número tão grande de usuários maiores de idade, mesmo sendo tão prejudicial.
Outro ponto: o fim do tráfico de maconha é um mito, porque ao contrário dos comércios lícitos, o traficante não pagaria o imposto citado, sendo assim venderia mais barato e, consequentemente, venderia mais que os comércios licitos. Ou seja, o que daria condição a existência do tráfico de maconha seria justamente o próprio imposto.

Unknown disse... [Responder comentário]

Esse argumento me pareceu pouco fraco, não falaram a questão parcial sobre a legalização da maconha, a substância "Canabidiol" para a comercialização dos remédios para crianças/jovens que tem eplipsia.

Unknown disse... [Responder comentário]

Ja não concordo com você nesse ponto.

Unknown disse... [Responder comentário]

Ai é que está. Com a legalização do plantio o usuário vai preferir plantar pro seu próprio consumo, assim diminuindo a busca pela erva no tráfico.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting