14 de julho de 2012

Demóstenes, do bode expiatório de Alexandre ao de Brasília.

Alguém sabe quem foi condenado culpado por Alexandre, o Grande, ter conseguido fugir ileso da batalha em que seu pai Felipe conquistou Atenas, e iniciou seu reinado que culminaria no império de Alexandre ? Foi o filósofo Demóstenes, grande orador e político grego.
Agora, alguém sabe qual senador teve seu mandato e sua carreira política arruinada, por favorecer um bicheiro goiano ? Isso mesmo, Demóstenes. Estranho como esse nome aparece como um eterno bode expiatório. Tá bom ! Políticos como Demóstenes merecem a cassação, por tráfico de influência, e tudo mais, mas por que ele foi o único condenado? O governador do Rio de Janeiro, e vários outros políticos não tinham envolvimento com os negócios sujos de Cachoeira ?
Eu tenho uma tese, sobre isso. Demóstenes Torres, Senador de Goiás eleito pelo DEM, foi redator da "Lei do Ficha Limpa", aquela que apesar de aprovada será utilizada apenas nas próximas eleições, que consiste na revogação de candidaturas de políticos com acusações penais. Esse ponto é o mais importante, será que Demóstenes só não foi condenado pois exerceu um trabalho que prejudicaria a maioria dos políticos ? 
Claro, merecia ser condenado, é um corrupto. Mas tantos outros também são, apenas não são descobertos. Será que o Senador só não teve seus crimes descobertos por ser redator dessa lei ?A verdade é que Brasília está cheia desses criminosos, que foram descobertos, ou que ainda serão, é só uma questão de tempo. É o que espero !

12 de julho de 2012

Por que torcer pelo Palmeiras?

          Fundado em 1914, a Società Sportiva Palestra Itália, instituição voltada para a prática do Futebol e constituída pela comunidade italiana paulista, tendo uma co-irmã no Estado de Minas Gerais ,  foi obrigada a mudar seu nome, na década de 1940, pois com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, nenhuma instituição poderia ter um nome relacionado aos países do eixo. Forma-se então dois grandes do futebol mundial, A Sociedade Esportiva Palmeiras e o Cruzeiro Esporte Clube.

















     O Palmeiras, teve seu maior rival, o São Paulo Futebol Clube, na década de 1940, sendo que o jogo entre as duas equipes foi apelidado de "Choque Rei", pois tratava do encontro entre os melhores times da época.
      Mas nenhum adversário palmeirense é tão rivalizado como o Sport Clube Corinthians Paulista , que desde que jogaram pela primeira vez, em 1917, configurou como o grande clássico brasileiro. O "Derby Paulista", como é conhecido o jogo entre os dois arquirrivais, foi eleito pelo rede de TV CNN, o 4° maior clássico do mundo.
     A rivalidade com o Corinthians, fez com que a torcida de ambos os times criassem um sentimento de ódio, que perdura em todos os jogos, que traz ao ambiente festivo que deveria ser o futebol, um clima de discórdia.




     Em 1951, o Palmeiras conquistou o que deveria ser seu maior título, caso seja reconhecido pela FIFA, órgão máximo do futebol mundial. Ao vencer a Juventos da Itália, no estádio do Maracanã, o time se sagrou campeão da Taça Rio, que foi uma tentativa de organizar um campeonato mundial inter-clubes. Esse sonhado título mundial foi reconhecido em 2005, pela FIFA mas revogado no mesmo dia.
     De 1958 a 1970, o Palmeiras se torna o maior time do país, tendo uma sequência de títulos invejáveis. Se torna a "Academia de Futebol", e revela ídolos como, Leão, Dudu, Leivinha, Tupãzinho e o maior ídolo palmeirense, Ademir da Guia, o Divino . Nessa época ganhou nada mais do que seis títulos nacionais.
      Com a aposentadoria do Divino, em 1977, o clube sofreu um jejum de títulos, que perdurou até 1993, quando uma parceria com um grupo italiano de leite e derivados, trouxe grandes jogadores. Foi campeão brasileiro duas vezes consecutivas, em 1993 e 1994, se tornando o maior campeão do Campeonato Brasileiro (após a unificação da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 2010). Foi campeão Paulista nos mesmos anos e campeão da Taça Rio-São Paulo, em 1993, ainda foi Campeão da Copa Mercosul (Atual Copa Sulamericana), de 1998. Mas nenhum título se compara a sonhada Libertadores da América, conquistada em 1999, após uma semi-final sofrida, ganhada nos pênalties, contra o arquirrival Corinthians, e uma vitória semelhante na final, contra o Deportivo Cáli da Colômbia.
       Após a conquista da Libertadores o Palmeiras sofreu uma grande queda de rendimento. Perdeu a final do mundial Inter-Clubes, para o Manchester United, da Inglaterra, jogo que marcou a primeira despedida do técnico vitorioso Luíz Felipe Scolari. Após a saída do técnico o time ainda se sagrou campeão da Copa dos Campeões e do Torneio Rio-São Paulo em 2000. Mas a primeira década dos anos 2000, foi a pior da história do Palmeiras, que culminou no seu rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, em 2002.
       Depois de um início de década para se esquecido, o Palmeiras voltou a ser campeão paulista em 2008. Em 2009, o título do campeonato brasileiro parecia estar nas mãos do clube. Depois de ficar 19 rodadas em 1° lugar, o time começou a amargar derrotas, e crises políticas acabaram por derrubar o time para o 5° lugar, ao final do torneio. 
         Depois disso crises após crises, deixaram o clube totalmente desacreditado. Até que em 2011, o técnico Luís Felipe Scolari retornou ao clube. O primeiro ano do treinador não foi dos melhores, culminando na aposentadoria do grande ídolo, o goleiro Marcos. Mas a garra daquele time, sem grandes estrelas, e sem o grande ídolo, como Marcos, tendo sua base em dois jogadores Hernan Barcos e Jorge Valdívia, ambos estrangeiros , mas que levaram o clube há um novo momento, o título da Copa do Brasil, conquistado em 12 de Julho de 2012, contra o Coritiba, que fez o Palmeiras se tornar o maior campeão nacional da história, com 9 títulos brasileiros (contando os títulos unificados e a série B), e dois títulos da Copa do Brasil (1998 e 2012).
        Encerro essa história, tentando ser imparcial, mas com uma grande vontade de voltar a gritar: Dio Como Ti Amo Palestra !!!!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting